De forma merecida, agremiação foi campeã em sua primeira participação
A noite de sábado (23) entrou para a história do futebol amador cuiabano. No Campo do Coronel, no bairro Dom Aquino, o Amigos do Futebol venceu o Ararauna/Unidos da VG por 4 a 0 e levantou a taça de campeão do Ralinha Série A 2025. O placar elástico coroou a grande campanha da equipe, mas não traduziu a dificuldade do confronto, marcado por equilíbrio e, principalmente, pela atuação decisiva do goleiro Herilan, que foi o grande nome da final.
O jogo começou truncado, com as duas equipes se estudando. Com iniciativa de Paulinho Mangabeira e João Vitinho, o Ararauna/Unidos da VG tentava envolver o adversário ao realizar um rodízio com mudanças de posições para dificultar a marcação adversária. Mas a estratégia não deu certo diante do Amigos do Futebol, que abriu o placar aos 9 minutos: Menor tabelou com seu companheiro e bateu firme para colocar sua equipe em vantagem.
Na segunda etapa, o time campeão foi mais eficiente nas finalizações. Aos 5 minutos, após bela jogada, Luciano escorou de cabeça e deixou Raphinha livre na entrada da área. O meia pegou de primeira e acertou um chute indefensável para ampliar: 2 a 0. O terceiro gol veio de uma falha defensiva do Ararauna. O centroavante Tito, em seu campo de defesa, tentou driblar Adriano Imperador, perdeu a bola e viu Thiaguinho aproveitar a sobra para estufar as redes: 3 a 0.
Já nos minutos finais, em um lance inusitado, o goleiro João Pantaneiro avançou até o meio de campo, mas acabou perdendo a bola para Pituxo. O atacante do Amigos do Futebol ganhou a disputa e, com o gol vazio, caminhou até empurrar a bola para decretar a goleada e confirmar o título: 4 a 0.
Apesar da vitória expressiva, o Amigos do Futebol não teve vida fácil. O Ararauna/Unidos da VG criou diversas chances e esteve perto de balançar as redes em pelo menos três momentos cruciais da partida. No entanto, o goleiro Herilan, em noite iluminada, fez defesas difíceis que garantiram a tranquilidade do placar e foram fundamentais para que sua equipe não corresse riscos. Sua atuação foi tão decisiva quanto os gols que selaram a conquista.
Com a vitória incontestável na final, o Amigos do Futebol se sagrou campeão do Ralinha Série A 2025, confirmando a força do elenco, mas principalmente exaltando o brilho de Herilan, que se tornou símbolo da conquista e nome eterno da competição. Outro grande responsável é o técnico Bruno Sarará, que conduziu o projeto de forma muito competente e nas fases de mata-mata superou as equipes de maiores investimentos do futebol amador de MT: Amigos WT, Tropa do SG e Ararauna/Unidos da VG.